terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Receita - Rabanadas Light

Ingredientes
- 1 chávena (chá) de leite desnatado
- 1 chávena (chá) de vinho
- 1 colheres (sopa) de adoçante
- 1 ovo
- 1 clara
- 4 fatias de pão diet amolecidos cortados ao meio
- 1 colher (sopa) de leite em pó desnatado
- 1 colher (chá) de adoçante em pó
- 1 colher (chá) de canela em pó


Preparação:

1) Num prato fundo, mistura o leite, o vinho e o adoçante. Noutro prato, coloca o ovo e a clara. Bate com um garfo.

2)Passa as fatias de pão no leite e, depois, no ovo. Frite numa frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados

3) À parte, mistura o leite em pó, o adoçante e a canela para polvilhar as rabanadas.



Benefícios: A receita de rabanada light é uma ótima opção para o Natal, quando não conseguimos comer pouco. Além de ser deliciosa ainda tem a vantagem de conter poucas calorias, ideal para quem quer comer bem sem se preocupar em ganhar quilinhos a mais.
A receita de rabanada ligh é feita na frigideira, enquanto a tradicional é feita no forno. Além disso para fazer a rabanada light não é preciso usar gordura e nem açúcar.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Receita - Bolinhos de Tofu


Ingredientes:
-150g de farinha com fermento
-100g de farinha de milho amarelo
-1 ovo
-5 colheres de sopa de azeite
-90g de tofu
-290 ml de leite de aveia
-1 colher de mel de arroz
-molho de soja q.b
-um pitada de oregãos
-uma colher de chá de sal

Preparação:
Corte o tofu em cubos pequenos e salteie num pouco de azeite, durante alguns minutos.
Tempere com molho de soja e uma pitada de oregaõs. Deixe arrefecer

Junte as duas farinhas e o sal numa tigela. Á parte misture os restantes ingredientes (menos o tofu) e bata até obter um creme homogéneo.

Misture com a farinha, mas não demasiado, de forma a ficar com alguns gromos. Junte o tofu suavemente.

Por último, deite este preparado em forminhas e leve ao forno, durante 15 a 20 minutos.



Benefícios para a saúde:
De textura clara e com o paladar adocicado, o leite de aveia é um cereal de grande valor nutritivo, contendo hidratos de carbono, proteínas e fibras, diminuindo o colesterol e as doenças cardiovasculares. Ao contrário do leite de vaca contém uma percentagem de matérias gordas aconselhaveis para o organismo.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Conselhos & Ideias-Sumos


- Com pouco açúcar: Para adoçar os sumos naturais utiliza-se a canela. Verás que é um bom hábito alimentar, pois não engorda e não provoca cáries.
Lembra-te que o nosso organismo precisa apenas de 50g de açúcar por dia. A partir daí é um excesso.


- Virtudes do sumo de maçã: Por vezes,fora das refeições,somos invadidos por um ataque de fome que nem sempre conseguimos controlar. É nessas ocasiões que, impulsivamente, fazemos disparates, dos quais mais tarde nos arrependemos.
Experimenta beber sumos de maçã nos intervalos das refeições, pois fará com que não tenhas esses ataques súbitos de fome e também com que o teu organismo elimine as toxinas.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Bolo de bolacha vegan


Ingredientes:

-Manteiga vegetal 100g
-Açucar 250g
-Farinha 100g
-Bebida de soja 9dl
-Bolachas tipo-maria 400g
-café de cevada 4dl



Preparação:

Derreta a manteiga juntamente com o açucar em lume brando. Depois de formar uma pasta, polvilhe com a farinha. Junte aos poucos 8dl da bebida de soja, mexendo sempre até formar um creme. Deixe cozer durante 10 min. Retire, deixe arrefecer e misture-lhe a restante bebida. Molhe algumas bolachas no café de cevada e comece por colocá-las num prato de servir. Barre com o creme e repita as camadas até finalizar as bolhachas e o creme.Leve ao frigorífico umas horas e, antes de servir decore ao seu gosto.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Bandidos ou Heróis?

Hoje, é dificil dizer quais os bons e os maus.costumava ser muito simples.As gorduras eram os bandidos e os Hidratos de carbono os heróis.Mas há novidades em relacçao aos hidratos de carbono,gorduras e proteinas-os três grupos alimentares conhecidos como macronutrientes.Os macronutrientes são as categorias basicas de nutrientes de que os seres humanos necessitam.Fornecem energia ao corpo e permitem lhe levar a cabo muitas funções biologicas normais.Uma dieta saudável consiste num misto de alimentos de cada uma destas categorias,embora não em quantidades iguais.

Em 2002,um painel de cientistas norte-americanos emitiram uma lista de referências dietétitas(DRI) de macronutrientes baseada das novas pesquisas sobre a dieta e a saúde.AS DRI estabeleceram a quantidade de macronutrientes que se devem ingerir diáriamente para evitar excesso de peso e prevenir doenças graves.

Utiliza as DRI como orientação geral do que se deve comer a longo prazo.Não precisamos cumprir diariamente cada DRI.SE excedermos as nossas DRI durante feriados de dezemdro ou nas férias,por exemplo, a sua saúde não sofrerá muito,desde que regresse ao caminho certo e se afaste desses alimentos nos dias e semanas posteriores.

Referêcias dietéticas (DRI) para os macronutrientes
Gorduras:20%-35% de calorias diárias
Proteínas:10%-35% das calorias diárias
Hidratos de carbono:45%-65% das calorias diárias (não mais de 25% de açúcar)
Fibra (hidratos de carbono indigestíveis):Homens até aos 50 anos: 38g/dia; mulheres até aos 50 anos:25g/dia; Homens com mais de 50 anos:30g/dia; Mulheres com mais de 50 anos:21g/dia

Pirâmide Alimentar


O Departamento da Agricultura dos EUA (USDA) preparou a Pirâmide dos Alimentos em 1992. Desde então inúmeros e importantes estudos científicos e descobertas tornam obsoleta alguma da informação da Pirâmide dos Alimentos. Os cientistas de Harvard pesquisaram e criaram então uma Nova Pirâmide dos Alimentos chamada Pirâmide da Alimentação Saudável, sendo esta quase duas vezes tão eficaz como a Pirâmide dos Alimentos do USDA, ao reduzir o risco das grandes doenças.

Esta nova pirâmide tem na base o exercicio físico e controlo do peso pois nenhuma dieta - por mais nutritivos que sejam os alimentos - é verdadeiramente saudável senão mantivermos um peso normal e nos conservarmos fisicamente activos.

A segunda maior categoria procura distinguir gorduras boas das más e bons hidratos de carbono dos maus. Esta categoria diz-nos que os mais importantes alimentos se devem ingerir são alimentos com cereais integrais (hidratos de carbono bons) e óleos vegetais (gorduras boas).

A seguir, vêm a fruta e os vegetais, seguidos de oleaginosas e legumes. A Nova Pirâmide coloca as oleaginosas e legumes na sua própria categoria, em vez de os juntar à carne e ao peixe para formarem uma categoria de proteínas. O peixe, galináceos e ovos constituem o degrau seguinte da pirâmide, seguidos de suplementos lácteos ou de cálcio. No vértice, os alimentos que devemos comer com menos frequência: amidos refinados e doces (hidratos de carbono maus) e carnes vermelhas e manteiga (gorduras más).

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Receita - Lasanha de Beringela

Ingredientes:
*1 kg beringela
*água e sal para cozinhar
*250g carne moída
*1 cebola média cortada em cubinhos
*520g polpa de tomate
*1 copo água
*200g queijo fresco cortado em cubinhos
*1 colher (sopa) queijo parmesão ralado

Preparação:

-> Descasque a beringela, corte em fatias regulares e cozinhe em água com sal aproximadamente 4 minutos.

-> Refogue a carne moída com cebola, acrescente a polpa de tomate e a água e deixe ao lume, até apurar.

-> Coloque sal a gosto e disponha a lasanha numa forma média.

-> Coloque um pouco de molho e arrume camadas de berinjela intercaladas com queijo fresco, regando sempre com molho.

-> Polvilhe queijo ralado e leve ao forno quente aproximadamente 5 minutos.
Sirva imediatamente.


4 porções de 329 calorias

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Bulimia e Anorexia-Choca-te

Dicas-Água


Cerca de 2/3 do nosso corpo é composto por este líquido, que desempenha um papel decisivo nos processos metabólicos do organismo. Transportada para o nosso corpo através da comida e das bebidas, a água ajuda a metabolizar as gorduras acumuladas e a eliminar os resíduos e as toxinas existentes no organismo, que impedem o bom funcionamento das células adiposas. Para além de favorecer a perda de peso, previne também o aparecimento da tão indesejável celulite. É aconselhável beber 1,5 l a 2 l de águia por dia, em pequenas quantidades de cada vez entre as refeições.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Receita-Bolo de Espinafres


Ingredientes:



Alecrim: 1 colher de sobremesa
Azeite:1 colher de sopa
Batata: 2
Cebola: 2
Cenoura: 4
Espinafres: 1 molho
Farinha de trigo: 1 chávena
Farinha maisena: 0,5 chávena
Fermento: 1 colher de sopa
Leite: 2 copos
Ovos: 3
Queijo Ricota: 0,5 kg
Sal: q.b.


Preparação:
Descasque as batatas e as cenouras, lave-as e leve-as a cozer numa panela com água a ferver durante 20 minutos. Passe-as por água fria, cortando em seguida as cenouras em cubinhos pequenos e passando as batatas pelo passe-vite, de modo a obter um puré. Lave e escolha as folhas de espinafres e coza-as em água a ferver durante 5 minutos. Pique o espinafre grosseiramente e reserve. Num recipiente coloque o leite, as gemas, a maisena, o fermento, a cebola picada, misturando bem e temperando com sal. Junte a farinha aos poucos e vá mexendo até obter um creme homogénea. Junte o espinafre, os cubos de cenoura cozida, o alecrim fresco, a ricota e mexa muito bem. Envolva delicadamente as claras em castelo e rectifique os temperos. Unte uma forma e disponha sobre ela cuidadosamente o preparado, levando a forno médio pré-aquecido durante aproximadamente 30 minutos.

Bulimia

A bulimia nervosa é uma disfunção alimentar associada à anorexia nervosa, com um diferencial: a pessoa bulímica tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, seguidos pelo sentimento de culpa por causa do ganho de peso.

Para "compensar" o ganho de massa, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e/ou faz uso excessivo de purgantes e diuréticos.


Além dos mesmos danos à saúde causado pela anorexia, a bulimia nervosa tem outras complicações, tais como danos severos ao esófago, às glândulas salivares e aos dentes, por causa do ácido estomacal, presente no vômito, que corrói tais órgãos,o que em alguns casos pode levar à morte .

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Anorexia Nervosa


A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa que envolve componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

A anorexia nervosa afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres).

Alguns sintomas de anorexia são:
- Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
- Prática excessiva de actividades físicas.

- Medo intenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo, mesmo tendo um peso abaixo do normal.Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.Negação quando questionado sobre o transtorno.Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações.

A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Alimentos e saúde



Todos os dias ingerimos alimentos para fornecer energia ao nosso corpo e garantir a sobrevivência.Mas, todos os alimentos podem ter um impacto negativo na nossa saúde. Ao longo de vários anos foram feitos estudos a fim de mostrar a relação dos alimentos com a saúde e todos eles chegaram à mesma conclusão. A nossa alimentação deve ser extremamente cuidada em função do nosso organismo.Por exemplo, cerca de 25% dos cancros nos Estados Unidos e noutros países ocidentais podem ser prevenidos com uma dieta saudável (temos de ter em conta que o conceito de dieta não significa directamente um regime para emagrecer, mas sim, uma alimentação regulada sob os nossos objectivos).Interessa se o pequeno-almoço é um bolo cheio de creme ou uma tigela de cereais. Todas as escolhas alimentares afectam quanto e como vivemos.
Estas são alguns dos problemas de saúde que são fortemente influenciadas pela alimentação:

*Doenças cardíacas e AVC

*Hipertensão

*Cancros (por exemplo: mama, colo-rectal, próstata e ovários)

*Diabetes

*Obesidade

*Enfraquecimento dos ossos

*Defeitos congénitos

*Doenças dos olhos

*Doenças do cólon (obstipação, diverticulose)

*Alzheimer

Para cada um destes problemas há uma lista de alimentos e nutrientes que podem diminuir o risco destas se desenvolverem, tal como o contrário, alimentos que aumentam esse risco.