sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Bolo de bolacha vegan


Ingredientes:

-Manteiga vegetal 100g
-Açucar 250g
-Farinha 100g
-Bebida de soja 9dl
-Bolachas tipo-maria 400g
-café de cevada 4dl



Preparação:

Derreta a manteiga juntamente com o açucar em lume brando. Depois de formar uma pasta, polvilhe com a farinha. Junte aos poucos 8dl da bebida de soja, mexendo sempre até formar um creme. Deixe cozer durante 10 min. Retire, deixe arrefecer e misture-lhe a restante bebida. Molhe algumas bolachas no café de cevada e comece por colocá-las num prato de servir. Barre com o creme e repita as camadas até finalizar as bolhachas e o creme.Leve ao frigorífico umas horas e, antes de servir decore ao seu gosto.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Bandidos ou Heróis?

Hoje, é dificil dizer quais os bons e os maus.costumava ser muito simples.As gorduras eram os bandidos e os Hidratos de carbono os heróis.Mas há novidades em relacçao aos hidratos de carbono,gorduras e proteinas-os três grupos alimentares conhecidos como macronutrientes.Os macronutrientes são as categorias basicas de nutrientes de que os seres humanos necessitam.Fornecem energia ao corpo e permitem lhe levar a cabo muitas funções biologicas normais.Uma dieta saudável consiste num misto de alimentos de cada uma destas categorias,embora não em quantidades iguais.

Em 2002,um painel de cientistas norte-americanos emitiram uma lista de referências dietétitas(DRI) de macronutrientes baseada das novas pesquisas sobre a dieta e a saúde.AS DRI estabeleceram a quantidade de macronutrientes que se devem ingerir diáriamente para evitar excesso de peso e prevenir doenças graves.

Utiliza as DRI como orientação geral do que se deve comer a longo prazo.Não precisamos cumprir diariamente cada DRI.SE excedermos as nossas DRI durante feriados de dezemdro ou nas férias,por exemplo, a sua saúde não sofrerá muito,desde que regresse ao caminho certo e se afaste desses alimentos nos dias e semanas posteriores.

Referêcias dietéticas (DRI) para os macronutrientes
Gorduras:20%-35% de calorias diárias
Proteínas:10%-35% das calorias diárias
Hidratos de carbono:45%-65% das calorias diárias (não mais de 25% de açúcar)
Fibra (hidratos de carbono indigestíveis):Homens até aos 50 anos: 38g/dia; mulheres até aos 50 anos:25g/dia; Homens com mais de 50 anos:30g/dia; Mulheres com mais de 50 anos:21g/dia

Pirâmide Alimentar


O Departamento da Agricultura dos EUA (USDA) preparou a Pirâmide dos Alimentos em 1992. Desde então inúmeros e importantes estudos científicos e descobertas tornam obsoleta alguma da informação da Pirâmide dos Alimentos. Os cientistas de Harvard pesquisaram e criaram então uma Nova Pirâmide dos Alimentos chamada Pirâmide da Alimentação Saudável, sendo esta quase duas vezes tão eficaz como a Pirâmide dos Alimentos do USDA, ao reduzir o risco das grandes doenças.

Esta nova pirâmide tem na base o exercicio físico e controlo do peso pois nenhuma dieta - por mais nutritivos que sejam os alimentos - é verdadeiramente saudável senão mantivermos um peso normal e nos conservarmos fisicamente activos.

A segunda maior categoria procura distinguir gorduras boas das más e bons hidratos de carbono dos maus. Esta categoria diz-nos que os mais importantes alimentos se devem ingerir são alimentos com cereais integrais (hidratos de carbono bons) e óleos vegetais (gorduras boas).

A seguir, vêm a fruta e os vegetais, seguidos de oleaginosas e legumes. A Nova Pirâmide coloca as oleaginosas e legumes na sua própria categoria, em vez de os juntar à carne e ao peixe para formarem uma categoria de proteínas. O peixe, galináceos e ovos constituem o degrau seguinte da pirâmide, seguidos de suplementos lácteos ou de cálcio. No vértice, os alimentos que devemos comer com menos frequência: amidos refinados e doces (hidratos de carbono maus) e carnes vermelhas e manteiga (gorduras más).

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Receita - Lasanha de Beringela

Ingredientes:
*1 kg beringela
*água e sal para cozinhar
*250g carne moída
*1 cebola média cortada em cubinhos
*520g polpa de tomate
*1 copo água
*200g queijo fresco cortado em cubinhos
*1 colher (sopa) queijo parmesão ralado

Preparação:

-> Descasque a beringela, corte em fatias regulares e cozinhe em água com sal aproximadamente 4 minutos.

-> Refogue a carne moída com cebola, acrescente a polpa de tomate e a água e deixe ao lume, até apurar.

-> Coloque sal a gosto e disponha a lasanha numa forma média.

-> Coloque um pouco de molho e arrume camadas de berinjela intercaladas com queijo fresco, regando sempre com molho.

-> Polvilhe queijo ralado e leve ao forno quente aproximadamente 5 minutos.
Sirva imediatamente.


4 porções de 329 calorias

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Bulimia e Anorexia-Choca-te

Dicas-Água


Cerca de 2/3 do nosso corpo é composto por este líquido, que desempenha um papel decisivo nos processos metabólicos do organismo. Transportada para o nosso corpo através da comida e das bebidas, a água ajuda a metabolizar as gorduras acumuladas e a eliminar os resíduos e as toxinas existentes no organismo, que impedem o bom funcionamento das células adiposas. Para além de favorecer a perda de peso, previne também o aparecimento da tão indesejável celulite. É aconselhável beber 1,5 l a 2 l de águia por dia, em pequenas quantidades de cada vez entre as refeições.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Receita-Bolo de Espinafres


Ingredientes:



Alecrim: 1 colher de sobremesa
Azeite:1 colher de sopa
Batata: 2
Cebola: 2
Cenoura: 4
Espinafres: 1 molho
Farinha de trigo: 1 chávena
Farinha maisena: 0,5 chávena
Fermento: 1 colher de sopa
Leite: 2 copos
Ovos: 3
Queijo Ricota: 0,5 kg
Sal: q.b.


Preparação:
Descasque as batatas e as cenouras, lave-as e leve-as a cozer numa panela com água a ferver durante 20 minutos. Passe-as por água fria, cortando em seguida as cenouras em cubinhos pequenos e passando as batatas pelo passe-vite, de modo a obter um puré. Lave e escolha as folhas de espinafres e coza-as em água a ferver durante 5 minutos. Pique o espinafre grosseiramente e reserve. Num recipiente coloque o leite, as gemas, a maisena, o fermento, a cebola picada, misturando bem e temperando com sal. Junte a farinha aos poucos e vá mexendo até obter um creme homogénea. Junte o espinafre, os cubos de cenoura cozida, o alecrim fresco, a ricota e mexa muito bem. Envolva delicadamente as claras em castelo e rectifique os temperos. Unte uma forma e disponha sobre ela cuidadosamente o preparado, levando a forno médio pré-aquecido durante aproximadamente 30 minutos.

Bulimia

A bulimia nervosa é uma disfunção alimentar associada à anorexia nervosa, com um diferencial: a pessoa bulímica tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, seguidos pelo sentimento de culpa por causa do ganho de peso.

Para "compensar" o ganho de massa, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e/ou faz uso excessivo de purgantes e diuréticos.


Além dos mesmos danos à saúde causado pela anorexia, a bulimia nervosa tem outras complicações, tais como danos severos ao esófago, às glândulas salivares e aos dentes, por causa do ácido estomacal, presente no vômito, que corrói tais órgãos,o que em alguns casos pode levar à morte .

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Anorexia Nervosa


A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa que envolve componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.

A anorexia nervosa afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres).

Alguns sintomas de anorexia são:
- Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
- Prática excessiva de actividades físicas.

- Medo intenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo, mesmo tendo um peso abaixo do normal.Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.Negação quando questionado sobre o transtorno.Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações.

A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.